Artigos

Evocação dos 220 anos do nascimento do Imperador D. Pedro I do Brasil e Rei D. Pedro IV de Portugal

A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e a Associação dos Amigos das Forças Armadas, em colaboração com o Museu de Angra do Heroísmo, o Instituto Histórico da Ilha Terceira e a Diocese de Angra, promoveram nos dias 16 e 17 de novembro de 2018, pela ocasião da evocação dos 220 anos do nascimento do imperador D. Pedro I do Brasil e rei D. Pedro IV de Portugal, um conjunto diversificado de atividades comemorativas.

O objetivo da evocação é assinalar a importância que Angra do Heroísmo teve no período inicial de implantação do regime constitucional em Portugal, como cidade capital do Reino pelo partido liberal e lugar onde foi preparada a expedição que permitiu assegurar o reinado de D. Maria II, filha daquele monarca.

Nos dias 16 e 17 de novembro decorreram os seguintes eventos:

            Descerramento de placa evocativa 16 novembro, 15h00, junto ao obelisco da Memória;

            Visita guiada ao 3.º momento da exposição «Do Mar e da Terra... uma História no Atlântico, da Capitania Geral ao Liberalismo» 16 novembro, 16h00, Museu de Angra do Heroísmo;

Sessão Solene com entrega de voto de louvor e medalha de membro conselheiro ao Município de Angra do Heroísmo e assinatura do memorando de intenções, seguida da conferência «D. Pedro IV e os Açores», pelo Doutor José Guilherme Reis Leite 16 novembro, 20h00, Salão Nobre dos Paços do Concelho;

            Missa em memória do aniversário natalício 16 de novembro, 18h00, Sé Catedral de Angra;

            Concerto de encerramento pela Sociedade Filarmónica Rainha Santa Isabel das Doze Ribeiras 17 novembro, 21h00, Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

Fotos dos eventos:

Artur Victoria e José Gabriel do Álamo de Meneses descerram placa

Associação dos Amigos das Forças Armadas descerra lápide comemorativa dos 220 anos natalícios de D. Pedro IV

Artur Victoria palavras

Artur Victoria e José Gabriel do Álamo de Meneses

Louvor Angra

Lição de sapiência

 Etica e Cidadania para a Consolidação da Paz e SegurançaINSCREVA-SE

Reserve a sua participação.

Um projeto de investigação e formação na CPLP e Europa

Envie-nos o seu artigo

Deseja ver o seu artigo publicado na Associação dos Amigos das Forças Armadas Portuguesas? Envie-nos o seu artigo por através de email para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. . Após ser revisto e aprovado procederemos à publicação.