Estudos

Mobilização de apoios para a implementação nas Universidades Portuguesas e da CPLP das ações de formação programadas no projeto;

Participação de vários Países Lusófonos num “Fórum de discussão";

Desenvolvimento de estratégias de partilha de conhecimentos empíricos experiências e académicos -  investigação;

Desenvolvimento de estratégias para a formação e investigação em torno das questões da violência e da cidadania nas Universidades Portuguesas e da CPLP associadas ao projeto (contemplar, para além das sessões de formação programadas neste projeto, a realização de colóquios e/ou jornadas de debate; a edição de publicações de atas de colóquios e/ou de revistas, etc.)

A equipa responsável pelo projeto assegura as sessões de formação e a organização de colóquios ou jornadas de debate e discussão dos temas apresentados no projeto e/ou de temas correlacionados (com ou sem parcerias);

Dinamização e concretização de parcerias com o sector público, semi-público e privado, desenvolvendo projetos e atividades emergentes da aplicação deste estudo e investigação;

Criação, através da participação das Universidades associadas, de uma permanente formação de capital humano e social através da implementação de sessões anuais de formação e/ou de programação curricular no âmbito deste projeto.

Capacidade de desenvolvimento

A criação de equipas coordenadas por um responsável proporciona a homogeneidade de métodos e critérios, supervisionada pela equipa da AFA e pelo seu coordenador.

Uma rede distribuída

Como compromisso de um projeto institucional de prestígio pretende-se implementar uma ação organizada e planeada, tendo como objetivo uma imagem de excelência da CPLP na área da investigação, formação e inovação.

Na perspetiva dos princípios de cada país, diálogo com os sectores público e privado, as parcerias proporcionam contextos específicos de modo a programar o uso de instrumentos de trabalho inovadores.

A participação de vários investigadores nacionais e convidados de países da CPLP é fator polarizador de uma pretensão de colaboração e diálogo desde sempre demonstrada pelos respetivos governos e instituições académicas, sendo o objetivo replicar o projeto em cada universidade ou centro de ensino que aderiu ao projeto.

 Etica e Cidadania para a Consolidação da Paz e SegurançaINSCREVA-SE

Reserve a sua participação.

Um projeto de investigação e formação na CPLP e Europa

Envie-nos o seu artigo

Deseja ver o seu artigo publicado na Associação dos Amigos das Forças Armadas Portuguesas? Envie-nos o seu artigo por através de email para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. . Após ser revisto e aprovado procederemos à publicação.