Membros dos Centros

 exercito

Gen Castro 

 GENERAL-DE-EXÉRCITO PAULO CESAR DE CASTRO

CURRÍCULO

(Atualizado em 28 de maio de 2016)

O General Castro nasceu em 04 de julho de 1944, na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal.  Deixou o serviço ativo em 2009.

Foi aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro e declarado aspirante-a-oficial em 1965.

Realizou a viagem de instrução no Navio Escola Custódio de Mello.

Serviu no 2º Grupo/5º Regimento de Obuses 105, em Curitiba; no 5º Grupo de Canhões 90 Antiaéreos, em Campinas; no 29º GAC, em Cruz Alta; no 31º GAC (Es), no Rio de Janeiro; nos Comandos da, então, 12º Brigada de Infantaria, em Caçapava, e da 9º Brigada de Infantaria Motorizada (Escola), no Rio de Janeiro.

            Especializou-se em Artilharia de Costa e Antiaérea. Realizou o Curso de Oficial de Estado-Maior, na Escola Superior de Guerra Tenente-General Luís Maria Campos, do Exército Argentino; e o Curso de Política e Estratégia Marítimas, na Escola de Guerra Naval.

            Comandou o 21º Grupo de Artilharia de Campanha.

            Foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

            Serviu: no Estado-Maior do Exército; na Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional; e na Secretaria de Assessoramento da Defesa Nacional. Chefiou o Grupo de Trabalho para o Estudo da Modernização do Ensino.

            Como oficial-general, foi Diretor de Ensino Preparatório e Assistencial, Diretor de Promoções, Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Diretor de Formação e Aperfeiçoamento, Comandante da 4ª Região Militar e da 4ª Divisão de Exército, em Belo Horizonte; e Secretário de Economia e Finanças.

            Participou das seguintes operações de Garantia da Lei e da Ordem: Rio-92, Rio, Minas Gerais e Ouro Preto, as duas últimas como Comandante.

            Foi o último chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa e primeiro do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

            Possui inúmeros trabalhos publicados. Recebeu cinquenta e oito condecorações. É doutor em Ciências Militares, pela ECEME, e doutor em Ciências Navais, pela EGN.

É professor emérito da ECEME e membro consultivo do Instituto Meira Mattos.

            É sócio emérito do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, e membro titular da Academia Brasileira de Defesa. É sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e do Instituto Histórico de Petrópolis. É membro correspondente do Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica.

 Etica e Cidadania para a Consolidação da Paz e SegurançaINSCREVA-SE

Reserve a sua participação.

Um projeto de investigação e formação na CPLP e Europa

Envie-nos o seu artigo

Deseja ver o seu artigo publicado na Associação dos Amigos das Forças Armadas Portuguesas? Envie-nos o seu artigo por através de email para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. . Após ser revisto e aprovado procederemos à publicação.